sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mas qual o problema se alimentamos bem a vaca?



Doenças de vários tipos decorrentes de inteferir na alimentação natural da espécie.
Doenças respiratórias, doenças circulatórias, e doenças do sistema digestório. 

“... devido ao fato de não poderem se alimentar livremente de capim e de receberem uma dieta centrada em grãos, com alguma quantidade de feno, as doenças nas vacas se multiplicam, indo da mastite à laminite [página 86], passando por outros distúrbios de sistema digestório, respiratório e circulatório. Uma grande quantidade de antibióticos precisa ser ministrada para que as vacas sobrevivam a essas dolorosas doenças.

(...) a produção orgânica no sistema de confinamento completo não livra as vacas das doenças comuns (...) o sistema orgânico continua a forçar as vacas a ingerirem grãos com a diferença de que os grãos dados a elas não são cultivados com pesticidas.  





A razão pela qual a dieta das vacas segue sendo baseada em grãos é que eles aumentam a secreção láctea. Sem eles, a manutenção do sistema lucrativo de exploração das vacas seria inviável. (...) Não existe “extração ética” (...) caso sejam usados cereais na dieta das vacas (...)

De qualquer modo, o uso dos animais como máquinas produtivas para satisfação de demandas humanas jamais pode ser ético, em qualquer sentido.

(...) leite limpo, vacas saudáveis, consciência livre de culpa e preços baixos nos produtos, o mercado e a propaganda enganosa nos acostumaram a crer que essa combinação é possível.”

Página 88 

(... e, afinal, como morrem as vacas leiteiras?)